Moda

Conheça marcas sustentáveis

13/07/2020
mochila sustentavel

Ser um consumidor consciente, além de ajudar o planeta, também é fazer escolhas inteligentes e buscar por marcas sustentáveis

Com o aumento do desmatamento e outros problemas ambientais, é muito importante saber de onde vem a mão de obra do produto que estamos adquirindo, além de ficar antenado nas notícias sobre como a empresa trata os seus funcionários. 

Por isso, nesse texto, queremos indicar algumas das marcas brasileiras que têm esse olhar no presente e no futuro e já nasceram criando produtos que geram menos impacto negativo a natureza e aproveitar para explicar o porque o consumo consciente é tão importante e atual.

O que é o consumo consciente?

A príncipio o Ministério do Meio Ambiente e da Agricultura caracterizam o consumo consciente como “a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção, garantem o emprego decente aos que produziram e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados.”

Aqui, também podemos incluir a prática minimalista de comprar apenas o que iremos realmente usar. Evitando o desperdício, que reflete em todas as nossas escolhas. Um exemplo são os alimentos perecíveis que muitas vezes acabam no lixo. O segredo é: Compre só quando tiver certeza que será consumido.

Quais marcas sustentáveis estão no Brasil?

Insecta shoes

https://www.instagram.com/p/CAJcXjjB8vb/

A marca tem como principal objetivo incentivar o comércio justo, vegano e sustentável. Na loja são vendidos calçados, bolsas e outros acessórios veganos. 

Pantys 

https://www.instagram.com/p/B_5jgg6lrqA/

Vendo a necessidade cada vez maior de oferecer para as mulheres uma alternativa mais sustentável nos ciclos menstruais, a Pantys criou as calcinhas absorventes.

A marca exalta o feminino e comercializa outras soluções do mesmo nicho, como maiôs, biquínis, calcinhas, sutiãs e absorventes reutilizáveis. 

Rima

A Rima é uma marca gaúcha recém criada, que com criatividade dá vida a resíduos da indústria de estofados. Os retalhos se transformam em lindas bolsas e mochilas cheias de personalidade.

Com menos de 3 meses no mercado, a marca compartilha suas criações através do site www.rimacraft.com.br e pelo instagram @rima.craft.

Timirim 

https://www.instagram.com/p/CALlFixjEhJ/

As mamães de plantão sabem o quanto de roupa os bebês perdem nos primeiros anos de vida. Para resolver esse problema, surgiu a Timirim, marca que vende roupas para recém nascidos feitas de algodão orgânico. 

A marca ainda atua em projetos de responsabilidade social e ambiental. Um dos destaques roupinhas unissex para os pequenos. 

Manui Brasil 

https://www.instagram.com/p/B_m35_7n5ao/

As roupas da Manui Brasil são tingidas e estampadas manualmente, com tingimento vegetal e uso de fibras naturais. 

A ideia da marca é  produzir peças versáteis e atemporais, além da experiência de vestir uma moda mais consciente e sustentável. 

Ai.Ginska 

https://www.instagram.com/p/CAN6kuJHTSn/

Outra marca com peças de tingimento natural, é a Ai.Ginska. Seu diferencial é valorizar o trabalho artesanal e buscar referências na ancestralidade desse processo. De forma que, atualmente é possível diminuir o consumo de energia e outros recursos durante a produção.

Quer saber mais sobre o assunto? Desde já assista esse vídeo:

Conhece outra marca sustentável daqui do Brasil?

Deixe nos comentários!

Comentários

comentários

Deixe o seu comentário!