Moda

Conheça marcas sustentáveis

13/07/2020
mochila sustentavel

Ser um consumidor consciente, além de ajudar o planeta, também é fazer escolhas inteligentes e buscar por marcas sustentáveis

Com o aumento do desmatamento e outros problemas ambientais, é muito importante saber de onde vem a mão de obra do produto que estamos adquirindo, além de ficar antenado nas notícias sobre como a empresa trata os seus funcionários. 

Por isso, nesse texto, queremos indicar algumas das marcas brasileiras que têm esse olhar no presente e no futuro e já nasceram criando produtos que geram menos impacto negativo a natureza e aproveitar para explicar o porque o consumo consciente é tão importante e atual.

O que é o consumo consciente?

A príncipio o Ministério do Meio Ambiente e da Agricultura caracterizam o consumo consciente como “a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção, garantem o emprego decente aos que produziram e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados.”

Aqui, também podemos incluir a prática minimalista de comprar apenas o que iremos realmente usar. Evitando o desperdício, que reflete em todas as nossas escolhas. Um exemplo são os alimentos perecíveis que muitas vezes acabam no lixo. O segredo é: Compre só quando tiver certeza que será consumido.

Quais marcas sustentáveis estão no Brasil?

Insecta shoes

View this post on Instagram

V I N T A G E⁣⁣⁣ ⁣ Tudo tem mudado constantemente e nós não podemos nos isentar disso, em tempos como esses de escassez devido ao COVID-19, nós somos convidados a repensar nosso papel como sociedade e consequentemente a forma como consumimos e fazemos moda. ⁣ ⁣ A reutilização de roupas de forma inovadora – vulgo upcycling – já tem sido pauta há tempos, né? E, para quem ainda não sabe, foi assim que a Insecta nasceu <3 ⁣ ⁣ Lá em 2014 com a ideia de juntar um brechó online com uma produção de sapatos, fizemos nossos primeiros besouros a partir das peças de roupas: estampadíssimos, divertidos,feitos 100% de reaproveitamento e livre de qualquer crueldade animal! ⁣ ⁣ E é nesse mesmo clima que apresentamos a mini-coleção Vintage deste mês! Aka sapato feito de roupa!!! ⁣ ⁣ Revirando nosso pequeno estoque de garimpos percebemos que muito tecidos ganhariam ainda mais vida se combinados entre si, possibilitando então uma tiragem um pouquinho maior para aqueles que tínhamos pouca metragem e um besouro ainda mais único e diferentão para vocês, além das clássicas <3 ⁣ ⁣ São 6 modelos: 3 papilios e 3 scarabeus pra você escolher! Mas corre que só podemos fazer de 3 à 8 de cada um *dependendo do modelo*, viu? ⁣ ⁣ Calce uma causa em: insectashoes.com ⁣ ⁣ ⁣ ⁣ #modasustentavel #upcycling #sapatosveganos #ficaemcasa #ficaemcasaDEINSECTA⁣

A post shared by Insecta Shoes – Brasil (@insectashoes) on

A marca tem como principal objetivo incentivar o comércio justo, vegano e sustentável. Na loja são vendidos calçados, bolsas e outros acessórios veganos. 

Pantys 

Vendo a necessidade cada vez maior de oferecer para as mulheres uma alternativa mais sustentável nos ciclos menstruais, a Pantys criou as calcinhas absorventes.

A marca exalta o feminino e comercializa outras soluções do mesmo nicho, como maiôs, biquínis, calcinhas, sutiãs e absorventes reutilizáveis. 

Rima

A Rima é uma marca gaúcha recém criada, que com criatividade dá vida a resíduos da indústria de estofados. Os retalhos se transformam em lindas bolsas e mochilas cheias de personalidade.

Com menos de 3 meses no mercado, a marca compartilha suas criações através do site www.rimacraft.com.br e pelo instagram @rima.craft.

Timirim 

As mamães de plantão sabem o quanto de roupa os bebês perdem nos primeiros anos de vida. Para resolver esse problema, surgiu a Timirim, marca que vende roupas para recém nascidos feitas de algodão orgânico. 

A marca ainda atua em projetos de responsabilidade social e ambiental. Um dos destaques roupinhas unissex para os pequenos. 

Manui Brasil 

As roupas da Manui Brasil são tingidas e estampadas manualmente, com tingimento vegetal e uso de fibras naturais. 

A ideia da marca é  produzir peças versáteis e atemporais, além da experiência de vestir uma moda mais consciente e sustentável. 

Ai.Ginska 

Outra marca com peças de tingimento natural, é a Ai.Ginska. Seu diferencial é valorizar o trabalho artesanal e buscar referências na ancestralidade desse processo. De forma que, atualmente é possível diminuir o consumo de energia e outros recursos durante a produção.

Quer saber mais sobre o assunto? Desde já assista esse vídeo:

Conhece outra marca sustentável daqui do Brasil?

Deixe nos comentários!

Comentários

comentários

Deixe o seu comentário!