repense o elogio
Feminismo

Campanha: Repense o Elogio

Qual é o poder das palavras? O que você diz hoje para uma criança, mesmo que seja para elogiar pode refletir nas suas escolhas futuras.

“Lindas, fofas, delicadas”, essas são algumas das palavras mais usadas para elogiar meninas. Por outro lado, os meninos ouve que “são fortes, espertos e corajosos”. Apesar de parecer inofensivo, os elogios têm um poder enorme de estabelecer normas e condicionar quem os está recebendo.

Campanha: Repense o Elogio

 

De que forma estes adjetivos com os quais os adultos elogiam suas crianças reforçam estereótipos de gênero e limitam as oportunidades de meninas e meninos?

Com o intuito de nos fazer refletir sobre a maneira que elogiamos as crianças e a ampliar o vocabulário de elogios direcionados às meninas para além da aparência física, a Avon lançou o documentário Repense o Elogio.

 

 

Repense o Elogio

Dirigido por Estela Renner, o filme de 46 minutos traz vários temas que passam pela construção da autoestima das crianças às formas diferenciadas como, de maneira geral, a sociedade cria meninos e meninas.

Inconscientemente, limitamos as possibilidades da mulher ao elogiarmos nossas meninas na maior parte das vezes por seus atributos físicos.

Iniciamos o projeto para falar dos elogios e da importância que eles têm na infância, mas rapidamente concluímos que estávamos falando de algo muito mais complexo, pois o elogio é só mais um traço de uma cultura que reforça estereótipos”, conta Estela Renner.

 

 

Foi feita uma pesquisa online em várias regiões do país para checar quais adjetivos eram os mais lembrados na hora de elogiar cada um dos sexos.

Quase 80% das palavras utilizadas pelos adultos para elogiar meninas estão relacionadas a aparência, como linda, bonita, princesa. Já para os meninos, 70% referem-se a habilidades, como esperto, inteligente, corajoso.

“Não há qualquer problema em chamar uma menina de linda, mas esse não pode e nem deve ser sua única qualidade. É preciso, portanto, ampliar o repertório de elogios e lembrar que meninas e também meninos são lindos, inteligentes e muito mais que apenas isso” – explica Gabriela Tebet, pedagoga e pesquisadora de temas ligados à infância.

Assista ao Trailer nesse link: https://youtu.be/gli0WmjFeFM

 

A sociedade reforça e perpetua a cultura de desigualdade de gênero também por meio da linguagem e da educação”, explica Nadine Gasman, Representante da ONU Mulheres no Brasil.

A produção que durou 10 meses pode ser vista em www.repenseoelogio.com.br.

Ficha Técnica
Idealização: Avon
Direção: Estela Renner
Produção: Estela Renner, Luana Lobo, Marcos Nisti, Fernanda Guimarães e Lara Kaletrianos (Mutato)
Produção executiva: Juliana Borges, Luciana Bobadilha e Mutato
Direção de fotografia: Carol Quintanilha
Montagem: Renata Terra
Trilha Sonora: Sound Design
Direção de arte: Guilherme Ávila
1ª Assistente de Direção: Carol Bretas
2ª Assistente de Direção: Bruna Bravo
1º Assistente de Câmera: Bruno Decc
Coordenação de Pós-Produção: Geisa França

 

 

Leia também:

5 Páginas para seguir e saber mais sobre o Feminismo.

 

 

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *