Dicas Entretenimento Feminismo

Embrace O Documentário na Netflix

embrace

Esse final de semana entrou no catálogo da Netflix o documentário Embrace, sobre o qual eu já tinha falado aqui no blog e estava ansiosa para assistir. E foi o que eu fiz nessa segunda-feira fria de feriado.

Embrace O Documentário é obra da fotógrafa australiana Taryn Brumfitt, foi lançado em 2016 e visa mudar um pouco da realidade em que vivemos, realidade essa onde nós mulheres travamos verdadeiras batalhas contra os nossos corpos diariamente. A mensagem é: Todos os corpos são lindos e merecem ser amados.

embrace-documentary-taryn-brumfitt

A fotógrafa resolveu explorar esse universo quando vivenciou mudanças que sempre desejou para o seu corpo, mas que mesmo assim não a fizeram feliz. Por mais que ela tivesse chegado ao objetivo, que no caso era “secar” com auxilio de dieta e horas de academia, ela continuava a não se gostar.

Participou de um concurso de body builder, onde se relacionou com mulheres com corpos considerados perfeitos, mesmo assim ouviu reclamações sobre falhas imperceptíveis. Na mesma época, percebeu que estava infeliz e resolveu dar um tempo desse universo e 7 meses depois postou em seu perfil no facebook um antes e depois um pouco incomum, e que foi aquilo que fez sua vida mudar.

Embrace O Documentário

O antes dela trazia uma das fotos do concurso, magra e bronzeada, a mãe de três filhos havia chegado ao seu tão sonhado corpo “ideal”. O depois trazia uma barriguinha, mas uma face tranquila, traduzindo a felicidade com o que estava vivendo naquele momento e o amor que continuava a sentir pelo seu corpo, independente do manequim. Um corpo real, bonito e feliz.

Na época ela não imaginou a proporção que aquilo iria tomar. A foto viralizou, ela ficou conhecida em muitos lugares, deu muitas entrevistas e resolveu que iria fazer algo por aquelas mulheres que sofrem por não estarem dentro daquele padrão inatingível para a maioria de nós, mas que somos bombardeadas diariamente.

Tarym criou um movimento chamado The Body Image Movement e o documentário é parte de mais de 100 entrevistas feitas com mulheres de diversos países, onde a principal pergunta era: Como você vê o seu corpo? Nojento foi o adjetivo mais usado nas respostas. Quase 100% das descrições traziam algo pejorativo.  Com isso, o doc deseja mudar a visão que a sociedade tem em relação aos padrões e mostrar que podemos sim amar o nosso corpo do jeitinho que ele é.

Confira o trailer de Embrace O Documentário.

Recomendo o documentário e lanço um desafio: Que tal começar a semana sendo menos crítica com você mesma? Que tal tentar se ver com um pouco mais de amor?

Saiba mais sobre o movimento aqui.

Julia Thetinski

Publicitária, adora música, séries de tv e viajar, mas queria mesmo era ter sido paquita da Xuxa.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *